Sítio Terra Pura

"Espaço de florescimento do Ser".

Aqui, apresento um caminho que me parece como uma síntese da compreensão da Ordem Familiar Ancestral, e como ela afeta nossos destinos, e como através dela, nos mantemos ligados ao Grande Pai e à Grande Mãe universais. Podemos ver que é através da Força Ancestral que conectamos a nós mesmos e a ordem maior, esta Ordem é também um caminho de proteção do sentido da vida, para nossa prosperidade material e espiritual, uma via ímpar para o auto-conhecimento e a realização dos grandes propósitos da vida.

Não somos apenas uma individualidade e também não somos apenas um ego. Nossa ligação com o mundo e com as pessoas, a começar pelo nosso pai, nossa mãe, nossos avós e antepassados são indissolúveis, profundos, vibrantes, vivos. Papai e mamãe, antepassados e todo o passado não morrem: continuam vibrando em nós, provocando emoções, influenciando atitudes, fazendo com que encontremos determinados tipos de pessoas e enfrentemos determinados tipos de situações. Os sistemas que nos envolvem, principalmente o sistema familiar, age em nosso inconsciente e influencia o nosso estado emocional direcionando nosso destino vida a fora.

A busca do entendimento do sofrimento no seio da família e em seus membros tem me incentivado a examinar mais profundamente os padrões inatos que carregamos. Através dessa descoberta da importância da dinâmica ancestral, brotou em minha consciência um universo bem mais amplo, profundamente dinâmico e vivo.

Como terapeuta, precisei reposicionar meu olhar, olhar que se abria para o fenômeno maior, para algo que estava por trás das queixas e das dores mencionadas nos atendimentos, nos vínculos de amigos e familiares. Pude perceber que o indivíduo não pode ser compreendido se não for a partir de uma visão mais ampla, ou seja, holística. Compreendi também que as famílias possuem uma consciência arcaica que pode ser observada através de seus efeitos sobre os membros da família, uma consciência que está a serviço de leis naturais ocultas que modelam e regem o comportamento das relações humanas. Um sistema não perceptível que prevalece sobre as percepções e os sentimentos pessoais. Assim como nas que regem a natureza do SER de cada espécie.


A Ordem Familiar Ancestral, vivência para tocar o amor que existe na alma e que também atua nos nossos destinos mais diversos. Nosso trabalho visa dissolver antigos padrões familiares que de alguma forma impedem o fluxo do amor entre os membros da família.


Barthô Nigro



O Ser está além da vida


(Bert Hellinger)

0 comentários:

Postar um comentário


Ancestralidade

Sobre mim

Minha foto
Barthô Nigro
É psicólogo e publicou trabalho junto a UFRPE sobre a influência da relação mãe/filho nas atitudes do indivíduo diante da natureza (1990). Estudou psicanálise dirigindo seu interesse para a psicologia junguiana (1994) onde buscou pesquisar a influência dos mitos pessoais na estrutura da nossa consciência e como esses mitos traçam o destino dos indivíduos e das sociedades. Junto a UFPE, buscou aprofundar a questão da transmissão da vida psíquica entre as gerações e qual sua função dentro da família. Através de sua prática, deu continuidade à sua pesquisa tendo como questão central à análise dos efeitos dos segredos e dos mitos na dinâmica familiar. Porém foi na convivência com o trabalho da “Constelação Familiar” que sua pesquisa e sua prática clínica convergiu para uma intervenção integral.
Ver meu perfil completo

Páginas

Livros que recomendo

  • "Quando Tudo se Desfaz" - Pema Chödrön

Seguidores